domingo, 25 de agosto de 2013

MÓDULOS DO 2º SEMESTRE


9º módulo_ Convergência das mídias
A tecnologia é um suporte à comunicação e à informação, que permite de modo integrado, utilizar as mídias convergentes a partir de um único dispositivo com especificidades próprias.
Com a Web 2.0 tudo começa a integrar-se e a falar com tudo e com todos numa nova fase de convergência e integração das mídias e todos podem ser autores, produtores e consumidores de informação.
Diversas interfaces possibilitam a integração do trabalho colaborativo no contexto pedagógico com o compartilhamento de vivências, interesse pessoal e profissional quando as pessoas escrevem, expressão de ideias, o uso de múltiplas linguagens, como o blog, redes sociais, youtube...
E o professor tem a possibilidade de incluir na prática pedagógica de acordo com o currículo essa inovação tecnológica sob a convergência das mídias, os recursos oferecidos visando a integração aos objetivos da ação educativa.

  10º módulo-Vivenciando o desenvolvimento de projetos com mídias integradas na educação


Para a execução de um plano e/ou projeto pedagógico é importante observar as concepções de ensino que nos orienta, como professores, para que tenhamos uma postura pedagógica e adequada ao aplicar a metodologia de ensino.
No material do curso observamos a Concepção Instrucionista ou Transmissiva em que o ato de aprender o conteúdo está vinculado à memorização, assimilação de informações, noções e conceitos e reprodução; e o ensinar sendo uma transmissão de conteúdos disciplinares organizados pelo professor e materiais didáticos adotados. E a Concepção Vivencial ou Espontaneísta defendendo a ideia de que o ensinar seja propiciar ao estudante o ato de aprender o conteúdo vivenciando experiências e participando das atividades.
Sendo que a pedagogia de projetos vê a apropriação de conteúdos e a participação nas atividades como ações indissociáveis e constitutivas do processo de aprendizagem; são ações conjuntas. Aprender é construir o conhecimento, levar o aluno a refletir sobre o fato ou dado e depois construir o conhecimento mediado pelo professor e material didático. Partir de uma problematização, desenvolvendo análises e reflexões para a apropriação de conteúdos participando das atividades durante o processo de aprendizagem, culminando em uma sistematização de conhecimentos.
[...]

O “erro” vem aos poucos ganhando outra visão no sistema de ensino. Antes o professor identificava e punia o aluno, pois esta era a sua função. De uns anos pra cá, tem havido uma discussão sobre o erro e com isso, uma visão de que estes são obstáculos que devem ser vencidos. O professor tem o papel de criar situações onde o aluno analise, raciocine e aproxime do conhecimento esperado. 
(...)
11º módulo_ A imagem na mídia impressa
 
  • Unidade 1- Imagem é realidade? 

A leitura sobre este tema nós remete ao nosso trabalho com os alunos de forma interessante, pois a imagem presente nos livros didáticos deve ser valorizada e interpretada de forma ampla buscando integrar a compreensão da imagem com as atividades de leitura, no caso a verbal. 
Ao observar a tela que visa ilustrar o 7 de setembro de 1822, um fato importante ocorrido na História do Brasil que é a Independência do Brasil, notamos D. Pedro I ao centro empunhando uma espada, num cavalo imponente junto aos soldados da Guarda Imperial que erguem as espadas simbolizando o apoio à luta para a qual estavam preparados para enfrentar, o domínio da coroa portuguesa.
[...]

Nos livros didáticos, para alunos do 1º ao 5º ano é apresentada a mesma cena da tela O Grito do Ipiranga, só que com os personagens da turma da Monica, que despertam a curiosidade dos alunos sobre a imagem, porém o trabalho de compreensão com a história a ser trabalhado com os alunos é o mesmo e de igual importância.
  • Unidade 2 - Imagem é conhecimento 

[...]
As imagens mencionadas como categorias simbólicas, estéticas e epistêmicas não são categorias puras, são inter-relacionadas, têm diversas finalidades já que são objetos construídos pelo homem.
Uma imagem sempre trabalhada com alunos do 5º ano no livro de História é o quadro da Primeira Missa no Brasil, pintado em 1860 por Victor Meireles, que retrata como ele imaginou os primeiros contatos entre indígenas e portugueses.
[...] 
É POSSÍVEL EDUCAR COM IMAGENS?
 [...]
A escola deve estimular o aluno a criar e buscar novos conhecimentos, e a imagem é muito importante devido a mensagem que é transmitida não só no que percebemos, mas também, no que podemos analisar.
(...)
  • Unidade 3 - Estudo da fotografia

FORUM DA TURMA: DESAFIO

  • Unidade 4 - Dimensão visual e capital cultural
  • Unidade 5 - A imagem e seus suportes 
  •  
    Ao analisar a imagem, observamos que as suas dimensões visuais da realidade

    determinam a relação da imagem com o mundo e os objetos representados e 

    apresentados são pertencentes e reconhecidos no nosso meio com suas informações 

    no contexto histórico. 

     (...)

    A imagem só passa a existir quando há um suporte que a sustenta e firma suas 

    características. Estes suportes são uma diversidade de materiais como jornal, revista, 

    películas de filmes, papel fotográfico onde podemos fazer uma leitura e interpretação 

    da imagem. A partir daí é que observamos as cores, formas, semelhanças e diferenças, 

    contexto histórico e cultural dando um significado aproximado ou não da realidade e da 

    atualidade.
     




    12º módulo_ Blogs, Flog/ Vlog e Webquest
    O blog é uma ferramenta útil para diversas pessoas e cada um tem um objetivo específico. Na educação podem ser utilizados para diversas finalidades: registrar atividades escolares, expor ideias sobre conteúdos, divulgar notícias, criar projetos entre outros, promovendo a alfabetização e a aprendizagem. Proporciona a oportunidade de interação e participação dos alunos e professores discutindo e comentando sobre o tema publicado. Há uma curiosidade por parte dos alunos quando seu trabalho é divulgado no blog o que incentiva a leitura e a construção de pequenos textos ao participar dos comentários. Os vídeos, fotos, músicas, mensagens e links despertam ainda mais a curiosidade e interesse dos alunos. 

    A internet nos fornece recursos incríveis para o trabalho pedagógico. A webquest é uma importante ferramenta de ensino, inovadora e que proporciona uma atividade diferenciada, um novo formato de aula que bem trabalhada pelo professor desperta interesse dos alunos. É uma oportunidade de realizar um trabalho diferente no laboratório de informática e de acordo com a necessidade da turma, buscando dentro de um conteúdo uma tarefa em que os alunos poderão trabalhar em grupo dividindo responsabilidades, buscando respostas, descobrindo e trocando ideias que serão registradas, utilizando fontes de informações necessárias para chegar ao objetivo proposto. Neste tipo de trabalho, o professor precisa de um bom planejamento, ter um bom conhecimento de internet para saber orientar e esclarecer os alunos das dificuldades que possam surgir.

     

    13º módulo_ Gêneros informativos da TV
    14º módulo_ X




     

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