sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MÓDULOS DO 1º SEMESTRE


1º módulo_ Introdução à Educação à Distância

Ao longo dos anos o mundo vem evoluindo na área educacional. Para beneficiar as pessoas que buscam sua aprendizagem educacional por meios diferenciados que não a educação presencial por diversos motivos no Brasil, o MEC, utiliza da lei que dispõe que é dever do estado possibilitar o estudo a todos e incentivar os programas de ensino à distância de forma democrática. Aos poucos, a educação a distância vem se consolidando.(...)
 
O acesso à informação veiculadas em diferentes mídias e de diferentes linguagens possibilita que estejamos imersos na cultura global, no mundo interconectado, apropriado de informações significativas, num contexto que privilegia a integração de programas e pessoas que mesmo distantes se encontram conectados à distância.
Para as pessoas que buscam construir seu conhecimento por meio da educação à distância que permite trocar idéias, compartilhar experiências, desenvolver a criatividade, a interação de acordo com o seu tempo, porém com comprometimento e motivação, necessitam de profissionais capacitados que motivem, dialoguem e as orientem no processo de aprendizagem.(...)


2º módulo- Integração de mídias na educação
A tecnologia na escola, desafios e avanços
O mundo está em constante mudança e a educação precisa acompanhar esse processo, principalmente com a introdução e avanço da tecnologia na nossa vida.
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Na área educacional a introdução da tecnologia e o uso delas facilitam o acesso e a troca de informações entre alunos e docentes. 
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A escola precisa formar cidadãos que saibam lidar com as diferentes situações e desafios propostos pelo mundo, adquiram conhecimentos diversos e saibam organizá-los para lidarem criticamente com o excesso de informação. Porém, há professores abertos na busca de novidades e outros nem tanto, pois o “novo” assusta, dá medo.
O conhecimento hoje é de fundamental importância para que saibamos selecionar e utilizar as informações tecnológicas de maneira significativa.
Por isso, o ensino deve ser repensado para a vida. Dificuldades surgirão. É um desafio para professores, alunos e para a política educacional, entretanto, deve ser enfrentado.
  3º módulo- Introdução à informática e internet
A internet na educação proporcionou um leque inimaginável de oportunidades de conhecimento e aprendizagem, uma interação e integração global de modo positivo. Como professores sabemos, que ao utilizarmos dos conteúdos da web devemos selecionar e planejar com clareza de objetivos. Com isso, devemos alertar e orientar nossos alunos por meio do diálogo para que saibam se posicionar de maneira positiva diante de tanta informação. Deve-se ter cuidados básicos ao utilizar a internet observando a origem de sites e conteúdos, o autor do texto ou vídeo que são de grande importância para a aprendizagem. Ter a precaução de não repassar dados pessoais ao fazer compras de produtos, utilizar página bancária... em sites duvidosos. Esses são alguns cuidados básicos que os alunos e pais devem ficar atentos ao usar as informações e serviços de maneira significativa e segura. Assim, os próprios alunos estarão repassando orientações aos familiares para que esses também possam usufruir de maneira positiva a internet.

4º módulo- TV e Vídeo

As redes de televisão aberta do Brasil têm uma programação de acordo com seus interesses, que são comerciais e a propaganda é que a sustenta. 
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Os conteúdos abordados nos programas levam a maioria das pessoas a viver uma ilusão, ter atitude e vocabulário de acordo com o que lhe é repassada, sem fazer uma reflexão sobre a mensagem veiculada. Algumas telenovelas dão ênfase a alguns temas da realidade vivenciada por um número relativo de telespectadores.
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Já que a TV faz parte de nossa vida e é um dos meios de lazer e de informação para muitas pessoas, quando levamos um pouco de reflexão a nosso aluno, estamos dando uma pequena parcela da nossa contribuição de educadores para a formação de um cidadão mais consciente.  
5º módulo- Módulo Rádio

O rádio está presente em nossa vida de uma forma natural. A maioria dos lares tem um rádio. Com a evolução tecnológica o rádio está sempre integrado a novos aparelhos tecnológicos como o celular e o computador. Por meio dele sabemos sobre os noticiários, eventos esportivos e, principalmente, sabemos da programação musical como entretenimento. Porém, como proposta pedagógica ainda não se destaca, não está culturalmente integrado às práticas escolares. 
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O rádio pode proporcionar uma riqueza de conteúdo onde o professor e o aluno poderão construir conhecimentos, se comunicarem, planejar e realizar uma atividade social e culturalmente com a participação de toda a comunidade escolar.
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6º módulo- Gestão integrada de mídias na educação
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Na medida em que vão sendo adquiridos recursos tecnológicos, vão sendo introduzidas mudanças significativas na elaboração e realização de planos e projetos para beneficiar a aprendizagem do aluno e facilitar o trabalho escolar como um todo.
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As possibilidades do uso da tecnologia na educação são imensos, tanto no desenvolvimento de projetos quanto na elaboração, realização e divulgação de pesquisas, levando o aluno a uma maior compreensão de mundo.
Cada escola deve ter um processo de gestão que atenda a comunidade escolar de acordo com a sua realidade, de modo participativo e até virtual, possibilitando o acesso de professores e alunos no processo de aprendizagem. Ao utilizar a internet em seus projetos e pesquisas e a divulgação destes para o mundo, utilizando recursos interativos como os blogs, por exemplo, estarão compartilhando seu conhecimento com outras pessoas e escolas.

7º módulo- Educomunicação
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A educomunicação - educação pelos meios de comunicação - e a pedagogia de ensino utilizada pelas instituições escolares estão interligadas com o propósito de formação do aluno para que realize atividades coletivas e colaborativas desenvolvendo suas ideias e expressões, tome decisões responsáveis, tenha pensamentos e atitudes cidadãs.
Um dos meios de comunicação que tem um grande potencial e que é utilizado por muitas instituições escolares e outros ramos da sociedade é o rádio. A linguagem utilizada faz com que o ouvinte/ aluno se interaja de maneira natural e compreensiva, permitindo a ele ficar por dentro de temas atuais além de se entreter. É um veículo capaz de ajudar no trabalho da educação enriquecendo as práticas escolares, principalmente nas expressões e diálogos, por suas características e sua ampla penetração na sociedade.
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8º módulo - Módulo Material Impresso
(...) a necessidade de registrar acontecimentos e de comunicar entre si, promove o aparecimento do sistema de representação que de forma progressiva faz surgir a escrita como registro e forma de propagar ideias e informações.

A partir da invenção da escrita surge o livro, que é uma mídia impressa de maior presença na aprendizagem e mostra como o mesmo é importante na História por mostrar textos e informações dos quais a princípio, poucas pessoas tinham acesso e com as mudanças econômicas e sociais muitas passam a ter essa possibilidade de se inteirar do conteúdo dos livros.
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Ao utilizar as mídias impressas e eletrônicas, a escola as tem como apoio pedagógico às suas práticas escolares.

 

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