1º módulo_ Introdução à Educação à Distância
Ao longo dos anos o mundo vem
evoluindo na área educacional. Para beneficiar as pessoas que buscam
sua aprendizagem educacional por meios diferenciados que não a
educação presencial por diversos motivos no Brasil, o MEC, utiliza
da lei que dispõe que é dever do estado possibilitar o estudo a
todos e incentivar os programas de ensino à distância de forma
democrática. Aos poucos, a educação a distância vem se
consolidando.(...)
O acesso à informação
veiculadas em diferentes mídias e de diferentes linguagens
possibilita que estejamos imersos na cultura global, no mundo
interconectado, apropriado de informações significativas, num
contexto que privilegia a integração de programas e pessoas que
mesmo distantes se encontram conectados à distância.
Para as pessoas que buscam
construir seu conhecimento por meio da educação à distância que
permite trocar idéias, compartilhar experiências, desenvolver a
criatividade, a interação de acordo com o seu tempo, porém com
comprometimento e motivação, necessitam de profissionais
capacitados que motivem, dialoguem e as orientem no processo de
aprendizagem.(...)
2º módulo- Integração de mídias na educação
A tecnologia na escola, desafios e avanços
O
mundo está em constante mudança e a educação precisa acompanhar esse
processo, principalmente com a introdução e avanço da tecnologia na
nossa vida.
(...)
Na
área educacional a introdução da tecnologia e o uso delas facilitam o
acesso e a troca de informações entre alunos e docentes.
(...)
A
escola precisa formar cidadãos que saibam lidar com as diferentes
situações e desafios propostos pelo mundo, adquiram conhecimentos
diversos e saibam organizá-los para lidarem criticamente com o excesso
de informação. Porém, há professores abertos na busca de novidades e
outros nem tanto, pois o “novo” assusta, dá medo.
O
conhecimento hoje é de fundamental importância para que saibamos
selecionar e utilizar as informações tecnológicas de maneira
significativa.
Por
isso, o ensino deve ser repensado para a vida. Dificuldades surgirão. É
um desafio para professores, alunos e para a política educacional,
entretanto, deve ser enfrentado.
A
internet na educação proporcionou um leque inimaginável de
oportunidades de conhecimento e aprendizagem, uma interação e
integração global de modo positivo. Como professores sabemos, que ao
utilizarmos dos conteúdos da web devemos selecionar e planejar com
clareza de objetivos. Com isso, devemos alertar e orientar nossos
alunos por meio do diálogo para que saibam se posicionar de maneira
positiva diante de tanta informação. Deve-se ter cuidados básicos ao
utilizar a internet observando a origem de sites e conteúdos, o autor
do texto ou vídeo que são de grande importância para a aprendizagem.
Ter a precaução de não repassar dados pessoais ao fazer compras de
produtos, utilizar página bancária... em sites duvidosos. Esses são
alguns cuidados básicos que os alunos e pais devem ficar atentos ao
usar as informações e serviços de maneira significativa e segura.
Assim, os próprios alunos estarão repassando orientações aos familiares
para que esses também possam usufruir de maneira positiva a internet.
4º módulo- TV e Vídeo
As redes de televisão aberta do Brasil têm uma programação de
acordo com seus interesses, que são comerciais e a propaganda é que a
sustenta.
(...)
Os conteúdos abordados nos programas levam a maioria das pessoas
a viver uma ilusão, ter atitude e vocabulário de acordo com o que lhe é
repassada, sem fazer uma reflexão sobre a mensagem veiculada. Algumas
telenovelas dão ênfase a alguns temas da realidade vivenciada por um
número relativo de telespectadores.
(...)
Já que a TV faz parte de nossa vida e é um dos meios de lazer e
de informação para muitas pessoas, quando levamos um pouco de reflexão
a nosso aluno, estamos dando uma pequena parcela da nossa contribuição
de educadores para a formação de um cidadão mais consciente. 5º módulo- Módulo Rádio
O rádio
está presente em nossa vida de uma forma natural. A maioria dos
lares tem um rádio. Com a evolução tecnológica o rádio está
sempre integrado a novos aparelhos tecnológicos como o celular e o
computador. Por meio dele sabemos sobre os noticiários, eventos
esportivos e, principalmente, sabemos da programação musical como
entretenimento. Porém, como proposta pedagógica ainda não se
destaca, não está culturalmente integrado às práticas escolares.
(...)
O rádio
pode proporcionar uma riqueza de conteúdo onde o professor e o aluno
poderão construir conhecimentos, se comunicarem, planejar e realizar
uma atividade social e culturalmente com a participação de toda a
comunidade escolar.
(...)
6º módulo- Gestão integrada de mídias na educação
(...)
Na medida em que vão sendo adquiridos
recursos tecnológicos, vão sendo introduzidas mudanças
significativas na elaboração e realização de planos e projetos
para beneficiar a aprendizagem do aluno e facilitar o trabalho
escolar como um todo.
(...)
As possibilidades do uso da tecnologia
na educação são imensos, tanto no desenvolvimento de projetos
quanto na elaboração, realização e divulgação de pesquisas,
levando o aluno a uma maior compreensão de mundo.
Cada escola deve ter um processo de
gestão que atenda a comunidade escolar de acordo com a sua
realidade, de modo participativo e até virtual, possibilitando o
acesso de professores e alunos no processo de aprendizagem. Ao
utilizar a internet em seus projetos e pesquisas e a divulgação
destes para o mundo, utilizando recursos interativos como os blogs,
por exemplo, estarão compartilhando seu conhecimento com outras
pessoas e escolas.
7º módulo- Educomunicação
(...)
A
educomunicação - educação pelos meios de comunicação - e a
pedagogia de ensino utilizada pelas instituições escolares estão
interligadas com o propósito de formação do aluno para que realize
atividades coletivas e colaborativas desenvolvendo suas ideias e
expressões, tome decisões responsáveis, tenha pensamentos e
atitudes cidadãs.
Um
dos meios de comunicação que tem um grande potencial e que é
utilizado por muitas instituições escolares e outros ramos da
sociedade é o rádio. A linguagem utilizada faz com que o ouvinte/
aluno se interaja de maneira natural e compreensiva, permitindo a ele
ficar por dentro de temas atuais além de se entreter. É um veículo
capaz de ajudar no trabalho da educação enriquecendo as práticas
escolares, principalmente nas expressões e diálogos, por suas
características e sua ampla penetração na sociedade.
(...)
8º módulo - Módulo Material Impresso
(...) a necessidade de registrar
acontecimentos e de comunicar entre si, promove o aparecimento do
sistema de representação que de forma progressiva faz surgir a
escrita como registro e forma de propagar ideias e informações.
A partir da invenção da
escrita surge o livro, que é uma mídia impressa de maior presença
na aprendizagem e mostra como o mesmo é importante na História por
mostrar textos e informações dos quais a princípio, poucas pessoas
tinham acesso e com as mudanças econômicas e sociais muitas passam
a ter essa possibilidade de se inteirar do conteúdo dos livros.
(...)
Ao utilizar as mídias
impressas e eletrônicas, a escola as tem como apoio pedagógico às
suas práticas escolares.
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